Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/3240
Title: | Nós também temos voz: dinâmicas e movimentos em análise |
Authors: | Pacheco, Raquel |
Keywords: | Mídia educação Jovens Pesquisa etnográfica |
Issue Date: | Oct-2011 |
Publisher: | EDITORA UEPG. Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino |
Abstract: | Este artigo baseia-se no trabalho de campo desenvolvido durante pesquisa realizada numa escola pública na cidade de Lisboa. Utilizamos o cinema como meio para refl exão sobre a violência, cidadania e juventude. Nossa intenção foi tentar perceber, através de alguns fi lmes, por um lado o movimento que ocorre quando o cinema de fi cção aborda a temática da realidade de crianças e jovens pobres e excluídos, trazendo a vida destes jovens para as telas; por outro lado, a visão que os jovens têm destes fi lmes, utilizando o cinema como meio para que eles pudessem se sentir estimulados para externalizar o que pensam, sentem e veem. Para entendermos o olhar dos jovens, desenvolvemos uma pesquisa etnográfi ca, durante seis meses, e utilizamos como “campo” uma escola secundária situada dentro da zona urbana de Lisboa. O objetivo dessa investigação foi perceber como os jovens se veem e pensam ser vistos pela sociedade (o que inclui o cinema, as mídias etc.) da qual fazem parte. Foi utilizado como ferramenta de registro de pesquisa, por parte da autora, um “diário de bordo” retratando o dia a dia na escola. A fi losofi a deste trabalho de campo baseia-se na pedagogia dialética de Paulo Freire. É através do diálogo problematizante desenvolvido principalmente após a exibição de fi lmes, nas aulas e nos encontros, de uma maneira geral, que estimulamos o questionamento e a problematização, e a partir de questões, opiniões e ideias realizamos um vídeo. Através da educação para, com e sobre as mídias, utilizamos conceitos de comunicação, educação e participação, trabalhando temáticas relacionadas ao dia a dia destes jovens. O produto fi nal deste projeto foi um documentário em que os alunos foram os protagonistas em todas as etapas de realização: da pré-produção à fi nalização. |
Peer Reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3240 |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0005 |
ISSN: | 1518-5648 |
Appears in Collections: | DCC - Artigos/Papers |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Olhar de Professor_Nós também temos voz.pdf | Nós também temos voz: dinâmicas e movimentos em análise | 315,2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.