Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3217
Title: Quando os jovens ganham voz: percursos de uma investigação-acção
Authors: Pacheco, Raquel
Keywords: culturas juvenis
cinema e educação
educação para os media
literacia mediática
Issue Date: Jun-2009
Publisher: Livros Horizonte
Citation: Pacheco, Raquel (2009). Quando os Jovens Ganham Voz: Percursos de Uma InvestigaçãoAcção. In Crianças e Jovens em Notícia, coord. Cristina Ponte, 1ª ed., Lisboa : Livros Horizonte, p. 204-220, ISBN 9789722416573.
Abstract: O capítulo apresenta o trabalho de investigação-acção desenvolvido durante a tese de mestrado Quando jovens ganham voz. Uma pesquisa etnográfica sobre media e culturas juvenis. O projecto foi realizado com jovens de uma escola secundária situada dentro da zona urbana de Lisboa e enquadra-se na linha de orientação do Projecto Crianças e Jovens em Notícia que procura identificar, compreender e analisar os modos e formas de recepção de crianças e jovens em relação aos media. Assim, o objectivo desta investigação foi perceber a visão destes jovens, como eles se vêem e pensam ser vistos pela sociedade (o que inclui o cinema, os media, etc.) da qual fazem parte. Para isso, trabalhamos conceitos como violência e cidadania. A partir da exibição dos filmes Zona J e Cidade de Deus foram realizados debates em grupo, onde trabalhamos esses temas de acordo com a realidade e o dia a dia destes jovens. Foi utilizado como ferramenta de registo de pesquisa (por parte da investigadora) um diário de bordo retratando os encontros. A filosofia deste trabalho de campo baseia-se na pedagogia dialéctica de Paulo Freire. É através do diálogo problematizante desenvolvido principalmente após a exibição dos filmes, nas aulas e nos encontros de uma maneira geral, que pretendíamos estimular o questionamento e a problematização e a partir de questões, opiniões e ideias realizar um vídeo onde estes rapazes foram os protagonistas, tanto no processo de idealização (pré-produção), como no processo de produção/execução e pós-produção (edição, música, etc.). O vídeo realizado é um documentário de 28 minutos, composto basicamente por depoimentos de vários jovens (alguns alunos da turma, outros alunos da escola e também de fora desta) e tem como objectivo ser um veículo para que estes jovens ganhem voz, contem a sua versão da história e sejam protagonistas do seu próprio filme, da sua própria história de vida. A metodologia utilizada, os acertos, (des)acertos e resultados obtidos através desta investigação serão relatados nesta comunicação.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3217
ISBN: 9789722416573
Appears in Collections:DCC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capítulo do livro sobre vozes de crianças e jovens em notícias.pdfQuando os Jovens Ganham Voz: Percursos de Uma Investigação-Acção783.36 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.