Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3205
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFigueiredo, Sandra-
dc.contributor.authorRocha, Carine Martins da-
dc.date.accessioned2017-09-22T11:31:13Z-
dc.date.available2017-09-22T11:31:13Z-
dc.date.issued2017-06-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3205-
dc.description.abstractAs flutuações circadianas e do Cronótipo constituem um importante objeto de análise para o entendimento do comportamento e que tem sido descurado pela investigação científica nas áreas de Educação, da Psicologia e da Saúde, especialmente na população em idade escolar (4-11 anos). A preferência por horários específicos de dormir e de acordar, assim como a fase ótima ou decadente para a realização de atividades diferenciadas determina a classificação do tipo diurno. Este estudo teve como propósito analisar e identificar o tipo diurno em 173 crianças com idades compreendidas entre os 4 e 11 anos, portuguesas e luxemburguesas, a frequentar horários diferentes em duas escolas no Luxemburgo. O Questionnaire du Chronotype chez les Enfants é a adaptação francesa do Children’s ChronoType Questionnaire (CCTQ) de Werner, LeBourgeois, Geiger et al. (2009) e foi aplicado com o objetivo de avaliar a sua exequibilidade para a população escolar multilingue do Luxemburgo, assim como para caraterizar o Ponto Médio de Sono, o tipo diurno e o cronótipo da população infantil. Após o procedimento de adaptação linguística, foi solicitada a participação de escolas luxemburguesas e dos pais das crianças que responderam ao questionário de cronótipo. Por um lado, os resultados obtidos apontam para a boa consistência interna da versão francesa do instrumento e apresentam evidência consistente com a literatura; por outro lado, novos dados serão discutidos relativamente ao impacto do tipo diurno, da nacionalidade e dos comportamentos de sono e vigília.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCronótipopor
dc.subjecttipo diurnopor
dc.subjectmatutino/vespertinopor
dc.titleO tipo diurno de crianças portuguesas e luxemburguesas em horários escolares: Adaptação do Children’s Chronotype Questionnairepor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia Clínica e de Aconselhamentopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
dc.identifier.tid201707101por
Appears in Collections:DPS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERT - FINAL 2017_03_06 Carine Rocha.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.