Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3182
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeves, Rui-
dc.date.accessioned2017-09-04T14:41:10Z-
dc.date.available2017-09-04T14:41:10Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationNeves, R. (2017). Melhorar o ensino e a aprendizagem do electromagnetismo com modelação computacional interactiva. Revista Lusófona de Educação 35, 171-189por
dc.identifier.issn1645-7250-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3182-
dc.description.abstractUm aspecto fundamental dos actuais processos de modelação da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) é a crescente importância de conhecimento avançado sobre modelos físico-matemáticos e métodos e tecnologias de computação científica. A aprendizagem significativa deste conhecimento avançado é um difícil processo cognitivo que envolve a construção progressiva de uma forte base de conhecimentos em física, matemática e computação científica, devidamente ajustada às diferentes áreas da CTEM. Os ambientes de aprendizagem da CTEM devem por isso ser baseados em currículos e metodologias pedagógicas que equilibrem a integração de sequências de actividades de modelação computacional interactivas, criadas com sistemas de modelação computacional capazes de oferecer aos alunos oportunidades para desenvolver os conhecimentos de física, matemática e computação científica, e a aprendizagem dos conceitos e processos específicos de cada área. Neste artigo discutimos a aplicação neste contexto de actividades de modelação computacional exploratórias e expressivas criadas no ambiente Modellus. Descrevemos uma sequência de actividades sobre electromagnetismo implementada com alunos do primeiro ano de cursos universitários de Engenharia, apenas com conhecimento elementar da física e matemática do Ensino Secundário e sem conhecimento prévio de computação científica. Analisamos o grau de receptividade dos alunos e os efeitos gerados no processo de aprendizagem.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectModelação Computacionalpor
dc.titleMelhorar o ensino e a aprendizagem do electromagnetismo com modelação computacional interactivapor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage171por
degois.publication.lastPage189por
degois.publication.titleRevista Lusófona de Educaçãopor
degois.publication.volume35por
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/701por
Aparece nas colecções:DCT - Artigos/Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RNevesRLE352017.pdfDocumento principal805,27 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.