Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/3182
Título: | Melhorar o ensino e a aprendizagem do electromagnetismo com modelação computacional interactiva |
Autor: | Neves, Rui |
Palavras-chave: | Aprendizagem Ensino Física Matemática Modelação Computacional |
Data: | 2017 |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Citação: | Neves, R. (2017). Melhorar o ensino e a aprendizagem do electromagnetismo com modelação computacional interactiva. Revista Lusófona de Educação 35, 171-189 |
Resumo: | Um aspecto fundamental dos actuais processos de modelação da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) é a crescente importância de conhecimento avançado sobre modelos físico-matemáticos e métodos e tecnologias de computação científica. A aprendizagem significativa deste conhecimento avançado é um difícil processo cognitivo que envolve a construção progressiva de uma forte base de conhecimentos em física, matemática e computação científica, devidamente ajustada às diferentes áreas da CTEM. Os ambientes de aprendizagem da CTEM devem por isso ser baseados em currículos e metodologias pedagógicas que equilibrem a integração de sequências de actividades de modelação computacional interactivas, criadas com sistemas de modelação computacional capazes de oferecer aos alunos oportunidades para desenvolver os conhecimentos de física, matemática e computação científica, e a aprendizagem dos conceitos e processos específicos de cada área. Neste artigo discutimos a aplicação neste contexto de actividades de modelação computacional exploratórias e expressivas criadas no ambiente Modellus. Descrevemos uma sequência de actividades sobre electromagnetismo implementada com alunos do primeiro ano de cursos universitários de Engenharia, apenas com conhecimento elementar da física e matemática do Ensino Secundário e sem conhecimento prévio de computação científica. Analisamos o grau de receptividade dos alunos e os efeitos gerados no processo de aprendizagem. |
Revisão por Pares: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3182 |
ISSN: | 1645-7250 |
Versão do editor: | http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/701 |
Aparece nas colecções: | DCT - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RNevesRLE352017.pdf | Documento principal | 805,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.