Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3167
Title: A estrutura do mercado: a concorrência perfeita e a concorrência imperfeita. A teoria dos jogos e a estratégia
Authors: Donário, Arlindo Alegre
Santos, Ricardo Borges dos
Keywords: Economia
Concorrência
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Autónoma de Lisboa. CARS – Centro de Análise Económica de Regulação Social
Abstract: O grau de concorrência de um mercado depende de vários factores, entre os quais se destacam: • o número de vendedores de um produto, • a facilidade de entrada e saída do mercado, • o nível de informação partilhada pelos vendedores, • os custos de transacção, do controlo do preço. Assim, o espectro da concorrência varia entre a concorrência perfeita num extremo e o monopólio no outro, encontrando-se a meio deste espectro a concorrência monopolística e o oligopólio, cujo grau de concorrência é variável dentro destas últimas estruturas do mercado. No monopólio existe um elevado poder de determinação do preço desde que não seja regulado pelo Estado. É habitual dividir a estrutura do mercado em quatro principais modelos, relativamente ao grau de concorrência que uma empresa enfrenta. Uma empresa actuando em elevada concorrência comporta-se diferentemente de uma empresa que enfrenta pouca ou nenhuma concorrência.
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/3167
Appears in Collections:BUAL - Artigos/Papers
CARS - Artigos/Papers
DCEE - Artigos/Papers
DCEE - Publicações Pedagógicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTRUTURA DO MERCADO E TEORIA DOS JOGOS.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.