Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3160
Título: As representações mediáticas do (pós)colonialismo português na imprensa popular
Autor: Reis, Bruno
Palavras-chave: Representações Mediáticas
Colonialismo
Data: 2017
Editora: OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
Citação: Carriço Reis, B. (2017). As representações mediáticas do (pós)colonialismo português na imprensa popular. Janus 2017. A comunicação mundializada, 18, 90-91.
Resumo: Os meios de comunicação ao produzirem relatos, de natureza informativa ou ficcional, propõem pautas interpretativas que moldam nas audiências uma dada ‘imagem’ dos países envolvidos. Estes processos conformam representações sociais (Moscovici, 1979), na medida em que “os meios de comunicação de massas têm uma capacidade conformadora para estabelecerem crenças, sentimentos comuns e perceções fortes nos públicos (com particular proeminência no tocante a actores, grupos/comunidades ou identidades)” (Reis, no prelo). Tomando como referência o caso português, o imaginário colectivo tem muito presente uma relação com o mundo desde as afinidades historicamente construídas. De tal forma que “é hoje um lugar-comum afirmar-se que, em Portugal, as manifestações da identidade nacional são geralmente associadas à memória do império” (Curto, 2013: 145). Cobra por isso particular sentido, indagarmos no espaço mediático português, acerca das representações das nações que estiveram directamente relacionados com o processo colonial.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3160
Aparece nas colecções:DCC - Artigos/Papers

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