Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3157
Title: Práticas e consumos dos jovens portugueses em ambientes digitais
Authors: Amaral, Inês
Reis, Bruno Carriço
Lopes, Paula
Quintas, Célia
Keywords: jovens
práticas digitais
consumos digitais
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade da Beira Interior
Citation: Amaral, I.; Carriço Reis, B.; Lopes, P. e Quintas, C. (2017). Práticas e consumos dos jovens portugueses em ambientes digitais. Estudos em Comunicação, 24, 107-131.
Abstract: Na cultura juvenil, as lógicas de mobilidade, multiscreen e multitarefa permitem equacionar novas práticas mediáticas numa era de convergência das pla- taformas digitais e dos consumos em cross-media. Neste artigo, descrevemos indicadores de atividades online de jovens portugueses com o objetivo de analisar as suas práticas mediáticas digitais e os consumos em rede que decorrem da apropriação dos recursos técnicos. O estudo empírico foi operacionali- zado com recurso ao inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de 1814 estudantes a frequentar o Ensino Básico (3o ciclo), Secundário e Profissional, em estabelecimentos de ensino nas 18 capitais de distrito de Portugal Continental. Os resultados revelam que as práticas sociais em rede têm maior prevalência e que os consumos digitais de acesso são os mais constantes: em rigor, os consumos mais significativos estão associados ao entretenimento, com diferentes práticas mobilizadas. Numa perspetiva de sociabilidade em rede orientada à interação com os pares, verificámos que as competências técnicas podem limitar o consumo tecnológico destes jovens.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3157
metadata.dc.identifier.doi: 10.20287/ec.n24.a06
ISSN: 1646-4974
Publisher version: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/70
Appears in Collections:DCC - Artigos/Papers



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.