Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/313
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mateus, Francisco Aires | - |
dc.contributor.advisor | Mateus, Manuel Aires | - |
dc.contributor.advisor | Bacchetta, Anna | - |
dc.contributor.advisor | Moreno, Joaquim | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Ana Leila Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-26T15:22:20Z | - |
dc.date.available | 2014-02-26T15:22:20Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/313 | - |
dc.description.abstract | Através de uma sucessão de aterros que decorrem ao longo dos tempos na margem de Lisboa, surge um último ponto desses avanços. Este último ponto possui uma relação directa com a água e com a cidade permitindo observar a forte topografia da cidade e o toque com o rio, deixando-se ser observado. Este ponto alberga o espaço onde o próprio espectador participa na acção e de onde a acção se funde com o espectador activo. Performance e espaço, espectador (emissor) e actor (receptor) estão intimamente ligados. A partir da análise desta relação entre emissor e receptor, o objectivo é desenvolver e reflectir como esta relação pode influenciar o espaço arquitectónico. Perceber como tudo está integrado, entender a relação entre o espaço cénico, o emissor e o receptor, e verificar que a relação do corpo com o espaço é uma preocupação comum entre cenógrafo, coreógrafo e arquitecto. Uma performance não existe só dos artistas e do drama produzido, a cenografia, a música, a iluminação e o espaço teatral desempenham um papel importante. Além disso, uma performance possui uma maior expressividade se existir uma forte reacção da plateia. Baseada na expressão do corpo humano a performance implica uma união de diferentes áreas, literatura, música, pintura, escultura e arquitectura. Cenógrafo, coreógrafo e arquitecto possuem uma inquietação comum: como pode o actor (emissor) provocar uma reacção no espectador (receptor). Para provocar esta reacção no espectador é necessária então uma interacção entre performance, espaço, emissor e receptor. Considerando que um espaço é definido por uma dimensão finita e caracterizado pelos seus materiais, pela luz e pelo som, e, considerando que todos estes elementos podem provocar uma reacção no espectador, demonstra-se a importância do espaço neste tema. | - |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Rio | por |
dc.subject | Espectador | por |
dc.subject | Espaço | por |
dc.subject | Performance | por |
dc.title | Ópera entre a Cidade e o Rio: performance e espaço /Emissor e Receptor | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.identifier.tid | 201246384 | - |
Aparece nas colecções: | BUAL - Dissertações de Mestrado BUAL - Relatórios de Actividade Profissional DA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
opera+entre+a+cidade+e+o+rio.+Leila.pdf | 371,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.