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dc.contributor.authorSouza, Andrea-
dc.contributor.authorLaneiro, Tito-
dc.contributor.authorFator, Tânia-
dc.contributor.authorNitzsche, Martina-
dc.contributor.authorRibeiro, Luisa-
dc.date.accessioned2017-07-10T16:59:58Z-
dc.date.available2017-07-10T16:59:58Z-
dc.date.issued2016-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3132-
dc.description.abstractA Escola como Promotora de Saúde (EPS) pretende que a escola assuma um papel importante na promoção da saúde mental, física e social no seu seio e no da comunidade em que se insere. Com o apoio da OMS foram constituídas diversas redes, tais como a Rede Europeia de Escolas Promotoras de Saúde e a Rede Latino-Americana de Escolas Promotoras de Saúde. Perante a exiguidade de instrumentos que permitam aceder ao conhecimento deste conceito e da relevância da sua implementação o nosso objetivo foi desenvolver uma escala, a Escola Promotora de Saúde (EPS). Este estudo realizado no Brasil contou com uma amostra composta por 264 participantes, sendo 212 (80%) do género feminino e 52 (20%) do género masculino, com idades compreendidas entre os 21 e 71 anos. A maioria são professores (75%). O instrumento é composto por 52 itens respondidos numa escala tipo Likert de 1 (Nunca) a 7 (Sempre). Apesar deste conceito estar descrito na lei brasileira em 10 fatores, a Análise de Componentes Principais (ACP) da amostra em estudo detetou um modelo de 4 fatores: o Fator 1 (Projetos, α = .90); o Fator 2 (Reconhecimento e Realização, α = .73); o Fator 3 (Comunidade, α = .62); e o Fator 4 (Saúde, α = .86), que explicam 27%, 6%, 5% e 5% da variância total, respetivamente. Os resultados do nosso estudo contribuem para a avaliação do EPS, apontando para a necessidade de mais investigação aprofundada sobre a medição deste conceito.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscola Promotora de Saúdepor
dc.subjectescalapor
dc.subjectescolapor
dc.subjectsaúdepor
dc.titleConstrução de uma escala para medir a Escola Promotora de Saúdepor
dc.typeconferenceObjectpor
degois.publication.locationUniversidade do Algarvepor
degois.publication.title1st International Congress on ISHSpor
dc.peerreviewednopor
Aparece nas colecções:CIP - Comunicações em conferências

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