Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/2827
Title: Comunicação científica e normalização documental: o uso de normas documentais em Portugal, principais actores e divulgadores
Authors: Moreno, Manuel de Castro Henriques Botelheiro
Keywords: Comunicação científica
normalização documental
normas
informação e documentação
manuais de estilo
metodologia do trabalho científico
Ensino Superior
Portugal
Processo de Bolonha
Ciências Documentais e da Informação
Issue Date: 2-May-2007
Abstract: Este estudo, de carácter descritivo e interpretativo, teve como principal objectivo defender a normalização documental no contexto da comunicação científica, assumindo a normalização como elemento necessário para a avaliação da qualidade formal dos documentos e como factor de eficiência na transferência da informação. Para a prossecução deste objectivo foram recolhidas informações (através de pesquisa de campo) dos principais intervenientes na política de produção, divulgação e utilização das normas documentais em Portugal. Assim, no âmbito da política nacional de normalização documental foram conduzidas 2 entrevistas a responsáveis do Instituto Português da Qualidade e da Biblioteca Nacional. Os dados relacionados com as práticas seguidas pelos intervenientes na divulgação das normas documentais foram recolhidos através de entrevistas a 8 autores de manuais de Metodologia do Trabalho Científico e análise de conteúdo dos respectivos manuais, de um questionário aplicado a 21 bibliotecários de referência de bibliotecas universitárias, um questionário dirigido a 5 representantes de editoras científicas universitárias e análise dos planos de estudo de 247 cursos de licenciatura para averiguação da inclusão de disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico. Os dados sobre o conhecimento e a aplicação das normas documentais na produção científica portuguesa foram obtidos através de um questionário aplicado a 53 investigadores de 5 cursos de Mestrado na área das Ciências Documentais e da Informação e pela análise de dissertações de mestrado produzidas nos referidos cursos. A análise e interpretação dos dados conduziram às seguintes conclusões: segundo os responsáveis pela política nacional de normalização documental, a divulgação das normas junto das universidades é feita casuisticamente, dada a grande diversidade de critérios normativos ali adoptados, na sua maioria de influência estrangeira. A maioria dos autores de manuais de metodologia do trabalho científico – todos eles trabalhando no contexto académico – assume uma certa resistência às Normas Portuguesas, adoptando sobretudo modelos normativos de diversos manuais de estilo internacionais. Grande parte das Bibliotecas Universitárias estudadas não disponibiliza um serviço personalizado de apoio à produção de trabalhos académicos e à divulgação das normas documentais, o que levanta algumas questões respeitantes ao seu papel pró-activo neste domínio. Constatou-se também a falta de tradição de Metodologia do Trabalho Científico em Portugal, na medida em que apenas 21% dos cursos de licenciatura escolhidos apresenta uma disciplina nessa área. A análise dos resultados do questionário aplicado a investigadores da área das Ciências Documentais e da Informação revelou que uma maioria (88%) afirma ter conhecimento das Normas Portuguesas, sendo que a sua utilização é reportada em mais de metade das respostas dadas (53%). No entanto, na análise realizada às dissertações, estes dados não se confirmam. Mais de um terço dos inquiridos (36%) assume ter dificuldades ao nível da metodologia de apresentação de trabalhos científicos e considera que a divulgação das Normas Portuguesas é ineficaz. No momento em que o Processo de Bolonha se faz implantar – promovendo a uniformização de critérios e a mobilidade das comunidades académicas – urge, pois, a necessidade de criação de um referencial mínimo em termos de normalização documental no que se refere ao espaço do Ensino Superior europeu.
URI: http://hdl.handle.net/11144/2827
Appears in Collections:BUAL - Dissertações de Mestrado
DCD - Dissertações de Mestrado

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