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dc.contributor.advisorMagalhães, José-
dc.contributor.authorCarvalho, António Jorge Pires-
dc.date.accessioned2016-11-23T10:03:12Z-
dc.date.available2016-11-23T10:03:12Z-
dc.date.issued2016-10-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/2796-
dc.description.abstractA análise da Motivação Acadêmica, Resiliência, Stresse e Suporte Social em estudantes do ensino superior (ES) a partir da área de Lisboa, constitui o principal objectivo deste estudo. Incluído como uma contribuição complementar é a observação da importância dessas variáveis, que resultam do que a Declaração de Bolonha implica - um paradigma de ensinoaprendizagem, a fim de promover a percepção de um perfil de estudantes, no sentido de responder aos desafios da competitividade e empregabilidade atual. Essas variáveis são o produto de pesquisa realizada de modo a definir em que medida os estudantes universitários deste perfil tentam conciliar o sucesso escolar com o sucesso no mundo do trabalho. Os instrumentos utilizados representam escalas aferidas para a população portuguesa em relação a cada variável, bem como opiniões sobre a importância dos serviços de apoio institucional e a percepção do perfil académico em Portugal. Foi utilizada uma metodologia quantitativa envolvendo medidas de estatística descritiva (frequências absolutas, médias e desvios padrão) e estatística inferencial. Nós formulámos hipóteses para observar a relação entre as variáveis e a influência das características pessoais: sexo, tipo de instituição, situação de emprego, idade e estado civil. A partir dos resultados principais que caraterizam este perfil académico, enfatizamos a partir da análise descritiva que observamos valores acima da média nas subescalas de motivação acadêmica, com exceção na subescala falta de motivação; valores elevados em todas as subescalas de resiliência; valores acima da média, ou próximo da média, nas subescalas de vulnerabilidade ao stresse; baixos valores relacionados ao suporte social, exceto na subescala de atividades sociais. Na relação entre variáveis, observou-se correlações significativas e positivas entre a motivação acadêmica e todas as subescalas de resiliência; entre resiliência e vulnerabilidade ao stresse observou-se correlações significativas e negativas. No suporte social observámos valores mais elevados na subescala de atividades sociais. Esta situação não era de se esperar, o que nos leva a considerar que os níveis de resiliência apresentados são bons, mas não resistem quando confrontado com o stresse. Há evidências de fragilidade em termos de suporte social, nomeadamente em matéria de amigos relacionamentos/relação de todos os dias, que se afastam da maneira tradicional de se associar valores mais significativos para suporte social da família e amigos. Encontramos também uma influência significativa entre as variáveis sóciodemográficas dos alunos e os construtos em estudo. No que diz respeito sobre a opinião dos serviços prestados pelo apoio social institucional, os alunos atribuíram uma grande importância aos serviços de Psicologia. No entanto, consideraram "pouco" contributo dado pelos serviços de apoio da universidade para o sucesso acadêmico e formação pessoal. Eles também percecionam que, em Portugal, é difícil terminar um curso dentro do tempo previsto. Estes resultados indicam a urgência de implementar boas medidas, a fim de fornecer respostas adequadas por meio de projetos de currículo e de apoio social, de modo a criar um perfil académico que seja coerente com o processo de Bolonha e com a sociedade competitiva que forma a União Europeia.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectResiliênciapor
dc.subjectStressepor
dc.subjectSuporte socialpor
dc.subjectApoio académicopor
dc.titleMotivação, resiliência, stresse e suporte social em estudantes universitários: contributos para a perceção de um perfil académicopor
dc.typedoctoralThesispor
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologiapor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
dc.identifier.tid101435070por
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