Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/2743
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDomingues, Álvaro-
dc.contributor.authorFernandes, Ana Silva-
dc.date.accessioned2016-09-23T10:08:22Z-
dc.date.available2016-09-23T10:08:22Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.issn2182-4339-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/2743-
dc.description.abstractÉ conhecido o processo de intensificação da urbanização nas últimas décadas, assim como a sua assimetria. No entanto, confunde-se recorrentemente o olhar sobre a urbanização generalizada com um olhar generalizado sobre a urbanização. Nesse sentido, contrariando a adoção de modelos homogeneizadores, será necessário reequacionar o significado e os desafios da atual condição urbana, procurando as ferramentas conceptuais, críticas e operativas para lidar com a diversidade territorial e as disparidades socioeconómicas. Tomando como mote de reflexão e instrumento pedagógico a unidade curricular Urbanização da Pobreza, recentemente criada na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, reflete-se sobre a formação dos arquitetos e urbanistas, assim como sobre a necessidade de reforço de uma prática e de uma consciência alargada, mais atentas às assimetrias da urbanização e ao papel social dos diferentes intervenientes no processo de gestão e transformação do ambiente construído.por
dc.description.abstractThe urbanization intensification process of the last decades is well-known, as well as its asymmetry. However, looking at generalized urbanization is often confused with a generalized look at urbanization. In this sense, contrary to the adoption of homogenizing models, it will be necessary to re-equate the meaning and the challenges of the present urban condition, looking for the conceptual, critical and operative tools to deal with territorial diversity and socio-economic disparities. Taking the Urbanization of Poverty course unit recently created in the Faculty of Architecture of the University of Porto as a point of reflection and pedagogical tool, this paper reflects on the training of architects and urban planners and examines the need to reinforce a practice and a broadened awareness that pay more attention to the asymmetries of urbanization and the social role of the different actors in the process of management and transformation of the built environment.-
dc.language.isoporpor
dc.publisherCEACT/UALpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectcondição urbanapor
dc.subjectregime de visibilidadepor
dc.subjectepistemologia do urbanopor
dc.subjecturbanização aceleradapor
dc.subjecturbanização da pobrezapor
dc.subjecturban condition-
dc.subjectregime of visibility-
dc.subjecturban epistemology-
dc.subjectaccelerated urbanization-
dc.titleA urbanização da pobreza - formação académica e consciência socialpor
dc.titleThe urbanization of poverty - academic training and social awareness-
dc.typearticlepor
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleESTUDO PRÉVIO - Revista do Centro de Estudos de Arquitectura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboapor
degois.publication.volume9por
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas colecções:ESTUDO PRÉVIO - 09 [verão 2016]

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EP9-Alvaro_Domingues-PDF.pdf784,23 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir
EP9-Alvaro_Domingues-EN-PDF.pdf815,52 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.