Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/2723
Título: Formação de educadores e abordagem centrada na pessoa: instrumentalização de discentes frente às questões educacionais
Outros títulos: Educator training and centered approach in person: instrumentalization of students facing the educational questions
Autor: Cury, Bruno de Morais
Lopes, Leandro Bicalho
Linhares, Daniele Pereira
Palavras-chave: educação centrada no aluno
aprendizagem significativa
liberdade experiencial
education focused on the student
significant learning
experiential freedom
Data: 2012
Editora: EDIUAL
Resumo: O presente artigo tem a intenção de refletir sobre o desenvolvimento humano como recurso na formação de educadores, a fim de favorecer embasamento teórico ao corpo discente em relação às teorias psicológicas, bem como promover uma linguagem acessível vinculada à prática docente. Para tanto, torna-se necessária uma avaliação e contextualização conceitual do nosso referencial teórico adotado, a abordagem centrada na pessoa, ao tema da educação, que deve ser orientada à realidade formativa do aluno. O artigo pretende, ainda, a atualização em torno de novas metodologias de ensino e o desenvolvimento de práticas mais eficientes, que são um dos principais desafios da profissão de educador.
The following article has the purpose of reflecting the about human development as a resource in teacher’s training, in order to facilitate the theoretical basis to the student in relation with the psychological theories, as well as promoting an accessible language linked to the teaching practice. In order to do so, it becomes necessary to assess and contextualize the concepts of the client-centered therapy to the subject of education, which must be directed to the reality of the student’s training. The article will also update new teaching methodologies and the development of more effective practices, which is one of the main challenges of the teaching profession.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/2723
ISSN: 1647-2284
Versão do editor: http://journals.ual.pt/psique/wp-content/uploads/2014/12/PSIQUE-VIII-Miolo-FINAL.pdf
Aparece nas colecções:EDIUAL - PSIQUE. Vol.08(2012)
PSIQUE. Vol.08(2012)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PSIQUE-VIII-Formação de Educadores e Abordagem Centrada_75_.pdf10,6 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.