Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/272
Title: Orientação para o mercado e desempenho empresarial
Authors: Quintas, Célia
Orientador: Dias, Álvaro Lopes
Keywords: Desempenho
Competitividade
Issue Date: 2012
Abstract: Através do presente estudo pretendemos aprofundar o tema do desempenho e da competitividade organizacional tendo em conta os processos de orientação para o mercado. Foram também introduzidas as dimensões de empreendedorismo e de innovativeness como variáveis de mediação. Os recursos (na óptica da teoria baseada nos recursos) foram também analisados, enquanto pano de fundo potenciador de capacidades dinâmicas. Para a concretização deste trabalho foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra de 201 empresas e realizado um conjunto de procedimentos estatísticos dos quais destacamos a regressão linear múltipla e o modelo de equações estruturais. Foi possível identificar uma relação linear entre as variáveis de orientação para o mercado e o desempenho e também uma relação linear entre as variáveis de mediação de empreendedorismo e innovativeness e a orientação para o mercado, que influenciam, por sua vez, o próprio desempenho. No entanto, o modelo de equações estruturais permite identificar dois tipos de recursos como determinantes neste processo: os recursos experimentais e os recursos físicos. Estes recursos assumem-se, assim, estrategicamente como fundamentais para explicar este modelo numa perspectiva global.
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/272
Appears in Collections:DCEE - Teses de Doutoramento
BUAL - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_ Orientação para o Mercado e Desempenho.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open
Anexos.pdfAnexos45.45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.