Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/2696
Título: A Importância da perceção comunicacional nas organizações
Outros títulos: The importance of the perception of communication within organizations
Autor: Camilo-Alves, António
Pinto, João Carlos Araújo
Palavras-chave: comunicação
comunicação interna
organizações
perceção
communication
intercommunication
organizations
perception
Data: 2014
Editora: Ediual
Resumo: No presente trabalho, assente em pesquisa bibliográfica, tivemos como objetivo geral compreender a importância da comunicação em termos globais e, mais especificamente, na componente percetiva dentro das organizações. A comunicação dentro de uma organização desempenha um papel crucial e a sua eficácia depende não só de diversos conhecimentos e habilidades, como também da compreensão da emoção por detrás da mensagem. Neste contexto, importa aprofundar os conceitos de comunicação no âmbito das organizações e em que medida se interligam e determinam a forma como uma mensagem é emitida e como é recebida. Podemos concluir que a perceção que um indivíduo tem de si mesmo e como perceciona os outros influencia substancialmente a comunicação interna em sede organizacional. A linguagem escrita e oral é uma ferramenta importante na partilha de ideias e sentimentos e para o sentido de pertença dentro das organizações. É com base na comunicação que um indivíduo compreende e participa na dinâmica da sua organização.
In the present work, based on bibliographical research, our main objective was to understand the importance of communication in general terms and, more specifically, as a perspective component within organizations. Communication within an organization plays a crucial role and its efficacy depends not only on diverse knowledge and skills, but also on the comprehension of the emotion behind the message. In this context, it is important to further explore the concepts of communication and to grasp to what extent they are interconnected and to determine how a message is issued and how it is received. We can conclude that the perception that an individual has of himself/herself and how he/she perceives others substantially influences internal communication within an organization. Written and oral language is an important tool for sharing ideas, feelings and a sense of belonging. It is based on communication that an individual understands and participates in the dynamics of an organization.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/2696
ISSN: 1647-2284
Versão do editor: http://journals.ual.pt/psique/
Aparece nas colecções:EDIUAL - PSIQUE. Vol.10(2014)
PSIQUE. Vol.10(2014)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Importância da Perceção Comunicacional nas.pdf440,85 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.