Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/2670
Título: Validação preliminar do questionário de estilos parentais para pais
Autor: Pires, Mónica
Jesus, Saul Neves de
Hipólito, João
Palavras-chave: Parentalidade
Estilos parentais
Validação
Data: Fev-2010
Citação: Pires, M.; Jesus, S. N.; Hipólito, J.Validação preliminar do Questionário de Estilos Parentais para Pais. In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
Resumo: No decurso de uma investigação sobre parentalidade, surgiu a necessidade de utilizar um instrumento que avaliasse os estilos parentais, padrões consistentes educativos/afectivos adoptados pelos pais no relacionamento com os filhos. Os estilos parentais, amplamente abordados na literatura científica, são considerados uma componente fundamental na dinâmica das relações familiares e no desenvolvimento infantil. Os itens do questionário anglo-saxónico Parental Authority Questionnaire, foram adaptados e traduzidos. A escala foi sujeita a um pré-teste composto por 10 mães de crianças de cinco anos sob a forma de resposta falada, sendo realizadas as alterações necessárias afim de melhorar a sua validade facial. A validação preliminar do questionário foi possível através da sua aplicação a uma amostra de 240 sujeitos (112 mães e 128 pais), permitindo avaliar as suas qualidades psicométricas, nomeadamente a validade factorial, e a consistência interna através do Alpha de Cronbach.
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/2670
Aparece nas colecções:BUAL - Comunicações em conferências
CIP - Comunicações em conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Questionário de Estilos Parentais para Pais Validação Preliminar_ConInvPsicbraga_mpires_2010.pdf83,93 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.