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dc.contributor.advisorCorreia, Abel-
dc.contributor.authorPedragosa, Vera-
dc.date.accessioned2016-05-04T14:46:51Z-
dc.date.available2016-05-04T14:46:51Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/2615-
dc.description.abstractA proliferação de health clubs desencadeou uma forte concorrência, o que incentiva uma crescente exigência de mais e melhor qualidade numa sociedade onde a informação é constante. As equipas de gestão têm de ser formadas com profissionais capazes de definir e desenvolver estratégias no sentido de responderem com eficácia aos problemas que surgem nestes espaços, de forma a se aproximarem o mais possível das expectativas criadas pelos clientes. Com esta investigação procurou-se identificar e compreender a existência de um processo de fidelização através do estudo de um caso real: Health Club Bioritmo. Neste contexto, procurámos investigar o padrão de relações que se estabelecem entre qualidade percebida, níveis de satisfação e fidelização de clientes em health c lubs. No primeiro capítulo de revisão bibliográfica, analisamos uma vertente da gestão em health clubs – a fidelização. O capítulo subdivide -se em cinco áreas, nomeadamente: o enquadramento, os serviços, a qualidade, a satisfação e a fidelização. Na apresentação do caso de estudo, segundo capítulo, foram analisadas várias dimensões, revistas na revisão bibliográfica, para avaliar o nível de satisfação dos sócios, nomeadamente: acessibilidade; instalações; competência; simpatia; comunicação; fiabilidade; capacidade de resposta; serviços administrativos; serviços oferecidos. Seguidamente avaliámos a relação existente entre níveis de satisfação elevados e as variáveis da fidelização, se pretende renovar a inscrição e se recomenda o health club a um amigo. Tal como defende Gronroos (2000) apenas os clientes muito satisfeitos apresentam um elevado índice de voltar a comprar e produzem recomendações positivas a terceiros, funcionando como um reforço de marketing favorável à organização e indicando níveis seguros de fidelização. As respostas obtidas através dos 222 inquéritos realizados aos sócios do Health Club Bioritmo permitiram identificar elevados níveis de satisfação o que, por sua vez, provou a existência de níveis seguros de fidelização, tendo em atenção que 97,7% pretendem renovar a inscrição e 100% recomendam o health club a um amigo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHealth clubspor
dc.subjectFidelizaçãopor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectBioritmopor
dc.titleO processo de fidelização no health club Bioritmopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewednopor
Aparece nas colecções:BUAL - Dissertações de Mestrado
DCEE - Dissertações de Mestrado

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