Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/2598
Title: Qualidade, satisfação e fidelização de clientes: uma aposta para os health clubs
Authors: Pedragosa, Vera
Correia, Abel
Keywords: Health clubs
Fidelização
Satisfação
Qualidade
Issue Date: 2006
Publisher: APOGESD-Associação Portuguesa de Gestão de Desporto
Citation: Pedragosa, V., & Correia, A.(2006).Qualidade, satisfação e fidelização de clientes: uma aposta para os health clubs. Revista Portuguesa de Gestão de Desporto, 3(2),42-57.
Abstract: A proliferação de health clubs desencadeou uma forte concorrência, o que incentiva uma crescente exigência de mais e melhor qualidade numa sociedade onde a informação é constante. As equipas de gestão têm de ser formadas com profissionais capazes de definir e desenvolver estratégias no sentido de responderem com eficácia aos problemas que surgem nestes espaços, de forma a se aproximarem o mais possível das expectativas criadas pelos clientes. Procurou-se identificar a existência de conceitos/mecanismos que a longo prazo proporcionam a fidelização dos sócios em health clubs, como variável chave de obtenção de lucro a longo prazo. Nesse sentido foram apresentados temas independentes mas de forte interligação, fechando no seu todo uma linha lógica que proporciona a fidelização nestes centros especializados. A qualidade dos serviços e as suas dimensões permitem a compreensão do conceito, assim como a análise das várias dimensões caracterizados por atributos através das quais os consumidores expressam a sua opinião. A satisfação do consumidor como medida de curto prazo, privilegiando o encontro com o serviço real, diferencia-se da qualidade de um serviço, definida como uma medida longo prazo, uma avaliação geral, um desempenho. A compreensão da temática atrás descrita reporta-nos para o fundamental do marketing relacional, e a sua aplicabilidade para as trocas de valor entre os agentes envolvidos no processo de fidelização – health club/sócio e vice-versa. A taxa de abandono, o último ponto a ser considerado, é visto como uma preocupação simultânea da fidelização, tendo em consideração a rentabilização do health club a longo prazo.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/2598
ISSN: 1645-8958
Appears in Collections:BUAL - Artigos/Papers
DCEE - Artigos/Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
) Qualidade, Sati...ão e Fidelização de Clientes _RPGD.pdf7.75 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.