Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/2590
Title: | A psicologia clínica no agrupamento de escolas de Mafra |
Authors: | Cordeiro, Bruno Frederico Santos de Jesus |
Advisor: | Gomes, Ana Maria das Dores Pires Quelhas, Vera |
Issue Date: | 11-Mar-2016 |
Abstract: | As dificuldades de aprendizagem constituem a problemática que mais afeta a população em idade escolar. Destas dificuldades destacamos a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e o Défice Cognitivo. O presente trabalho insere-se no decorrer de um estágio realizado no Agrupamento de Escolas do Oeste (AE). A PHDA caracteriza-se pela hiperatividade, impulsividade e défice de atenção. Esta perturbação afeta várias áreas da vida de crianças e jovens em idade escolar. Estas crianças e jovens revelam défices ao nível da aprendizagem, problemas ao nível da capacidade de interação social e, problemas no cumprimento, quer de regras, quer de normas sociais. A PHDA para além de afetar a criança, afeta também as pessoas que a rodeiam, em particular a família. Em termos de intervenção na PHDA, o mais recomendado é que se faça através de uma equipa multidisciplinar. Assim a intervenção será levada a cabo pelos pais, professores, médicos e outros técnicos. As crianças com défice cognitivo têm mais tendência para o isolamento, revelando muitas dificuldades nos contactos sociais. Estas crianças necessitam um acompanhamento individualizado, até porque revelam também dificuldades ao nível da aprendizagem. No presente estudo foram utilizados vários instrumentos de avaliação para aceder às várias áreas da vida das crianças e são apresentados dois casos clínicos. |
Peer Reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/2590 |
Appears in Collections: | BUAL - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio - Bruno Cordeiro.pdf | 489,33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.