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http://hdl.handle.net/11144/2502
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pires, Mónica | - |
dc.contributor.author | Gouveia, Patrícia Rafaela Reis | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-23T16:56:05Z | - |
dc.date.available | 2016-02-23T16:56:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/2502 | - |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio pretende elucidar os leitores sobre o todo o trabalho clínico desenvolvido durante o período de estágio, fazendo o mesmo parte do segundo e último semestre do Mestrado de Psicologia Clínica e do Aconselhamento. Toda a intervenção efetuada durante o estágio surgiu no contexto da Psicologia Clínica, nomeadamente numa Instituição com diversas valências e diferentes tipos de populaçõesalvo (idosos, pessoas com perturbações mentais e crianças). Importa igualmente referir que o foco da intervenção ocorreu ao nível das crianças, onde foi possível intervir em seis casos distintos. Dos casos abordados, foram selecionados dois casos diferenciados onde é possível observar a intervenção de uma menina de 5 anos que lhe foi diagnosticado um Mutismo Seletivo, e outro caso, de um menino de 6 anos, que lhe foi diagnosticado a Perturbação de Desafio e Oposição e Enurese noturna. Foram visíveis algumas mudanças positivas durante a intervenção com a menina, sendo uma delas a pronunciação de curtas frases durante algumas sessões ludoterapêuticas e também a demonstração de comportamentos agressivos perante certo tipo de brincadeiras que anteriormente eram ocultadas pela mesma. Através do acompanhamento ludoterapêutico e da avaliação psicológica efetuada ao menino, conseguiu-se perceber que o mesmo se encontrava em grande sofrimento apresentando conteúdos ansiogénicos e depressivos nas suas brincadeiras e na avaliação realizada. Torna-se relevante mencionar que o papel do psicólogo no âmbito desta respetiva área é muito importante pois ajuda a criança a compreender melhor a sua problemática e, consequentemente, a arranjar formas de lidar com a mesma. O relatório é composto inicialmente por um enquadramento teórico sobre os temas desenvolvidos ao longo do presente estágio, seguido da descrição do local de estágio e do trabalho desempenhado no mesmo, posteriormente é efetuada uma descrição e análise dos casos escolhidos. Por fim é feita uma conclusão acerca de tudo aquilo que foi feito, das melhorias que poderiam ter sido efetuadas e das aprendizagens adquiridas ao longo deste percurso. Importa salientar que este estágio foi realizado segundo a Abordagem Centrada na Pessoa, uma abordagem humanista que valoriza o desenvolvimento autónomo da pessoa. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Idade pré-escolar | por |
dc.subject | Perturbação Mental | por |
dc.subject | Ludoterapia Centrada na Criança | por |
dc.subject | Avaliação Psicológica | por |
dc.title | Ajuda e compreensão das problemáticas infantis através do processo ludoterapêutico | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.identifier.tid | 201017032 | - |
Aparece nas colecções: | BUAL - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
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