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http://hdl.handle.net/11144/2401
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Junior, Francisco Silva Cavalcante | - |
dc.contributor.advisor | Pires, Mónica | - |
dc.contributor.author | Giaxa, Renata Rocha Barreto | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-07T18:38:24Z | - |
dc.date.available | 2016-01-07T18:38:24Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/2401 | - |
dc.description.abstract | O estabelecimento de vínculos terapêuticos entre os médicos e seus pacientes, pela empatia, constitui-se como habilidade clínica cada vez mais valorizada no ensino superior. O objetivo geral deste trabalho é fornecer dados e promover reflexões acerca de possíveis intervenções para o desenvolvimento da empatia na formação médica. Mediante um estudo exploratório de metodologia mista sequencial, foram investigados os tipos psicológicos (QUATI), as medidas de empatia (EMRI) e as percepções dos estudantes sobre a aprendizagem da empatia durante a graduação. No primeiro estudo – quantitativo e transversal - concluiu-se que altas pontuações nas medidas da empatia independem do tipo de personalidade do estudante. Apenas o domínio sentimento do QUATI contribuiu ligeiramente para a explicação do domínio consideração empática da EMRI. No segundo estudo –qualitativo –os dados dos grupos focais com estudantes de empatia elevada revelaram que há diferentes modos desenvolver empatia, a depender do tipo psicológico. Como entravespara o desenvolvimento da empatia, destacaram-se, dentre as categorias de análise, a desvalorização das habilidades e atitudese a negligência na avaliaçãodo estudante pelo professor. A conduta do professor – no sentido da humildade, da ética e da empatia na relação com o estudante e com o paciente – apareceu como principal facilitador no desenvolvimento da empatia. Concluiu-se que um modelo de intervenção para o desenvolvimento da empatia na formação médica deve estar voltado, sobretudo, para o desenvolvimento humanístico do próprio professor universitário. Fazem-se necessários e urgentes estudos aprofundados, voltados para o desenvolvimento da empatia docente no ensino superior. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Empatia | por |
dc.subject | Personalidade | por |
dc.subject | Educação Médica | por |
dc.subject | Relação Médico-Paciente | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.title | Tipos psicológicos e empatia: contribuições da psicologia para a formação do (ser) médico. | por |
dc.type | doctoralThesis | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.identifier.tid | 101411499 | - |
Aparece nas colecções: | BUAL - Teses de Doutoramento DPS - Teses de Doutoramento |
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