Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/2239
Title: Atitudes e representações dos residentes face aos emigrantes
Authors: Gonçalves, Albertino
Issue Date: 2001
Publisher: OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
Abstract: Na sociedade portuguesa, como se relacionam os residentes com os emigrantes? Que posturas e imagens partilham a seu respeito? Como variam e porquê? Os resultados aqui apresentados provêm de um inquérito, concluído em 1994, sobre as relações entre residentes e emigrantes. A amostra, probabilística, abrangeu 509 eleitores dos concelhos de Braga (367) e de Melgaço (142), estratificados por três grupos de posições sociais: 184 das novas classes médias diplomadas (professores, enfermeiros, assistentes sociais, educadores), 163 das classes médias independentes (comerciantes, artesãos e pequenos patrões) e 162 operários. Entre outras questões, pedia-se aos inquiridos que se pronunciassem, através de escalas de intensidade ou de concordância, acerca de atributos expressos em adjectivos ou frases, referentes aos emigrantes. Com base nas respostas obtidas, podemos distinguir dois blocos de atributos, consoante propiciam convergências ou cavam clivagens entre as diversas classes e níveis de instrução. O primeiro pode, por sua vez, subdividir-se em quatro grupos de atributos alusivos: 1) à "saga" da emigração, 2) à visibilidade, ao exibicionismo e às pretensões dos emigrantes, 3) à sua sobrevalorização do dinheiro e 4) ao seu "estrangeirismo".
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/2239
ISBN: 972-8179-33-2
Publisher version: http://janusonline.pt/2001/2001_3_2_16.html
Appears in Collections:OBSERVARE - JANUS 2001 - Actualidade das migrações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo_janus2001_3_2_16.doc456.5 kBMicrosoft WordView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.