Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/2189
Título: Cinema e nova indústria de conteúdos
Autor: Mendes, João Maria
Data: 1998
Editora: OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
Resumo: Se as expressões criadas pela "novilíngua" institucional entrassem suficientemente depressa na linguagem corrente dos portugueses, 1998 seria o ano em que estaríamos a deixar de falar em "cinema", "televisão", "vídeo" e "novos media" como realidades autónomas e separadas, passando a designar o conjunto por "indústria de conteúdos". É talvez prematuro fazê-lo. Mas a fórmula já se instalou no léxico especializado da área e exprime uma tendência irreversível. A "indústria de conteúdos" — que produz objectos como filmes (em película e em vídeo), programas de televisão, jogos de computador, CD-roms e novos materiais especificamente concebidos para a World Wide Web — e a que outros europeus chamam "indústria dos imateriais", resulta do conjunto de actividades criativas e técnicas de todo o campo media. E é cada vez mais apresentada como a principal área de geração de riqueza e de empregos, no mundo tecnologicamente desenvolvido, particularmente nos EUA e na Europa, no primeiro troço do próximo milénio.
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/2189
ISBN: 972-8179-22-7
Versão do editor: http://janusonline.pt/1998/1998_3_24.html
Aparece nas colecções:OBSERVARE - JANUS 1998 - Relações com as grandes regiões do mundo

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