Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/2182
Title: Os Serviços Electrónicos de Informação e a Internet no mercado global
Authors: Garcia, José Luís
Issue Date: 1998
Publisher: OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
Abstract: Culminando uma evolução que remonta aos inícios da conceptualização sobre os sistemas de controlo cibernéticos, o conceito de Informação foi adquirindo um estatuto dominante a partir de finais da década passada. Em certas abordagens, como a do discípulo de McLuhan na Universidade de Toronto, o «psicotecnólogo» Derrick de Kerckove, os media electrónicos são definidos como extensões do corpo, do sistema nervoso e inclusive da psicologia humana. Nesta acepção, a Informação está a criar uma «mente colectiva», que ultrapassará as capacidades de qualquer ser humano individual, e a Internet é o embrião desse «cérebro colectivo» no âmbito de uma inevitável realidade virtual. Noutras perspectivas, menos prometeicas embora mais ingénuas, como a do sociólogo inglês David Lyon, a mediação electrónica das relações sociais tende a transformá-las apenas no sentido da modificação e não no da mais completa novidade.
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/2182
ISBN: 972-8179-22-7
Publisher Version: http://janusonline.pt/1998/1998_3_22.html
Appears in Collections:OBSERVARE - JANUS 1998 - Relações com as grandes regiões do mundo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo_janus98_3_22.doc142,5 kBMicrosoft WordView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.