Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/205
Title: Educação «à bolonhesa»: análise diacrónica de dados estatísticos 2005-2009
Authors: Lopes, Paula
Keywords: Processo de Bolonha
Análise estatística diacrónica
Ensino Superior
Issue Date: 2012
Publisher: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Abstract: O Processo de Bolonha condensa, no plano educativo, duas das mais importantes faces do processo de modernização reflexiva: a individualização e a globalização (Beck, 2000). Se, por um lado, o modelo pressupõe a construção de uma biografia reflexiva (Giddens, 1994) do aluno enquanto sujeito e agente, elevando o seu grau de autonomia e responsabilização individuais, por outro, fomenta a integração, a participação, o envolvimento e a mobilidade dos estudantes no Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES), mas também a competitividade e a empregabilidade dos diplomados do ensino superior no espaço da União Europeia. Este texto reflecte sobre a implantação do Processo de Bolonha em Portugal a partir do cruzamento e da análise de dados estatísticos oficiais referentes ao período 2005-2009. Numa perspectiva diacrónica, revelam-se e enquadram-se as estatísticas gerais do ensino superior português para, num segundo momento, a investigação se centrar em duas áreas científicas de referência: Educação e Ciências Sociais. Por fim, lançam-se algumas pistas e colocam-se algumas questões acerca do que será o ensino superior português no século XXI.
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/205
ISBN: 978-989-8471-05-5
Publisher version: http://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdf
Appears in Collections:DCC - Livros e Capítulos de Livros
BUAL - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educacao_a_bolonhesa_2005_2009.pdf422.78 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.