Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/192
Title: Educação «à bolonhesa»: Processo de Bolonha: o ex-libris das sociedades educativas europeias
Authors: Lopes, Paula
Keywords: Educação
Sociologia da Educação
Ensino Superior
Processo de Bolonha
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade da Beira Interior
Abstract: A educação tem vindo a tornar-se, particularmente nesta primeira década do século XXI, tema central de debate público nas sociedades europeias contemporâneas. Após a aposta na expansão (alargamento e prolongamento) da escolarização das populações, eis a aposta na certificação de competências e na qualificação, numa clara estratégia de educação para a mudança e para o progresso, mas também para a incerteza e para o risco. Os pressupostos mais educação corresponde a mais desenvolvimento e mais investimento na educação corresponde a mais crescimento económico (Magalhães, 1995: 112) – i.e., níveis de escolarização mais altos vão de par com padrões mais elevados de desenvolvimento (Machado, Costa, 1998: 24) – traduzem-se hoje num crescimento exponencial do papel da qualificação. A educação é vista como “o melhor e principal instrumento para ajudar as pessoas a prepararemse para uma vida plena, uma cidadania participativa, uma posição económica digna e suficiente, uma convivência não conflituosa, uma apreciação adequada da cultura e das relações sociais em constante processo de mudança” (Enguita, 2007: 21).
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/192
ISSN: 1646-3137
Publisher version: http://bocc.ubi.pt/pag/lopes-paula-educacao-a-bolonhesa.pdf
Appears in Collections:DCC - Artigos/Papers
BUAL - Artigos/Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
educacao-a-bolonhesa.pdf112.41 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.