Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/191
Title: Educação, sociologia da educação e teorias sociológicas clássicas: Marx, Durkheim e Weber
Authors: Lopes, Paula
Keywords: Sociologia da Educação
Teorias Sociológicas Clássicas
Karl Marx
Émile Durkheim
Max Weber
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade da Beira Interior
Abstract: Educação, sistemas, políticas e processos educativos têm-se tornado questões centrais nas sociedades contemporâneas. A discussão implica uma reflexão sobre o próprio conceito de educação: na verdade, os debates contemporâneos neste âmbito podem já ser desvendados na tradição clássica. Nem todos os clássicos da Sociologia deram particular relevo às questões relacionadas com educação. Há três nomes incontornáveis neste domínio: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Embora Marx e Weber não se tenham debruçado explicitamente sobre os sistemas educativos e apenas tenham abordado a questão de modo ocasional, integrando uma teoria geral, Durkheim produziu uma série de documentos seminais da sociologia da educação. Ao longo de uma carreira académica com mais de três décadas, muitos foram os textos, cursos e comunicações que gerou, alcançando reconhecimento não só como sociólogo mas também como ideólogo da pedagogia.
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/191
ISSN: 1646-3137
Publisher Version: http://bocc.ubi.pt/pag/lopes-paulá-educacao-sociologia-da-educacao-e-teorias-sociologicas.pdf
Appears in Collections:BUAL - Artigos/Papers
DCC - Artigos/Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
educacao-sociologia-da-educacao-e-teorias-sociologicas.pdf117,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.