Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/191
Título: | Educação, sociologia da educação e teorias sociológicas clássicas: Marx, Durkheim e Weber |
Autor: | Lopes, Paula |
Palavras-chave: | Sociologia da Educação Teorias Sociológicas Clássicas Karl Marx Émile Durkheim Max Weber |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade da Beira Interior |
Resumo: | Educação, sistemas, políticas e processos educativos têm-se tornado questões centrais nas sociedades contemporâneas. A discussão implica uma reflexão sobre o próprio conceito de educação: na verdade, os debates contemporâneos neste âmbito podem já ser desvendados na tradição clássica. Nem todos os clássicos da Sociologia deram particular relevo às questões relacionadas com educação. Há três nomes incontornáveis neste domínio: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Embora Marx e Weber não se tenham debruçado explicitamente sobre os sistemas educativos e apenas tenham abordado a questão de modo ocasional, integrando uma teoria geral, Durkheim produziu uma série de documentos seminais da sociologia da educação. Ao longo de uma carreira académica com mais de três décadas, muitos foram os textos, cursos e comunicações que gerou, alcançando reconhecimento não só como sociólogo mas também como ideólogo da pedagogia. |
Revisão por Pares: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/191 |
ISSN: | 1646-3137 |
Versão do editor: | http://bocc.ubi.pt/pag/lopes-paulá-educacao-sociologia-da-educacao-e-teorias-sociologicas.pdf |
Aparece nas colecções: | BUAL - Artigos/Papers DCC - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacao-sociologia-da-educacao-e-teorias-sociologicas.pdf | 117,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.