Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/1901
Título: Escala de Estima de Si – S.E.R.T.H.UAL Versão Reduzida: Estudos de Validação I S.E.R.T.H.UAL Self-Esteem Scale Reduced Version: Validation Studies
Autor: Brites, Rute
Pires, Mónica
Nunes, Odete
Hipólito, João
Palavras-chave: Estima de si
self
validade factorial
Data: 2014
Citação: Brites, R.; Pires, M.; Nunes, O.; Hipólito, J.Escala de Estima de Si – S.E.R.T.H.UAL Versão Reduzida: Estudos de Validação I S.E.R.T.H.UAL Self-Esteem Scale Reduced Version: Validation Studies, PSIQUE, X, 9-37, 2014.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo a análise das propriedades psicométricas da versão reduzida da escala portuguesa S.E.R.T.H.UAL, desenvolvida a partir da escala original (60 itens). Inicialmente, escolhemos os 20 itens que integraram a versão reduzida com base na carga facto rial de cada item, por fator. Após a aplicação a uma amostra de 465 participantes, submetemos os dados à análise estatística, descritiva e factorial (Análise de Componentes Principais). Os resultados demonstram a existência duma estrutura bifactorial – estima de si positiva e estima de si negativa – que explica 34.68% da variância dos dados, com níveis satisfatórios de fidelidade. Pudemos ainda determinar um valor de estima de si global, através da diferença entre os valores de cada factor. A esse respeito, os resultados da amostra evidenciam a ausência de diferenças entre homens e mulheres, um aumento tendencial com a idade (adulta), valores mais elevados nos homens casados e nos participantes academicamente mais diferenciados. A S.E.R.T.H.UAL revela propriedades psicométricas satisfatórias atestando a sua adequabilidade na avaliação da estima de si.
URI: http://hdl.handle.net/11144/1901
Outros identificadores: 1647-2284
Aparece nas colecções:BUAL - Artigos/Papers
CIP - Artigos/Papers
EDIUAL - Artigos/Papers
EDIUAL - PSIQUE. Vol.10(2014)
PSIQUE. Vol.10(2014)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo validação serthual reduzida_v1 submetida.pdf283,34 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.