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http://hdl.handle.net/11144/166
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lobo, Inês | - |
dc.contributor.advisor | Vaz, Joao | - |
dc.contributor.advisor | Moreno, Joaquim | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Patrícia Neves | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-11T13:58:33Z | - |
dc.date.available | 2013-09-11T13:58:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/166 | - |
dc.description.abstract | A cidade de Lisboa é considerada “a” cidade das duas margens, centrada no grande vazio que é o Estuário do Tejo. Uma observação mais cuidada sobre o seu espaço público marginal, mostra-o como uma unidade de equilíbrio entre margens, tendo em conta os sistemas de lazer e cultivo, agregados aos sistemas “pesados” de carácter aéreo, fluvial e terrestre, oferecendo uma nova dinâmica da relação com a cidade. A análise de projeto que será discorrida é constituída por cinco fases distintas mas complementares, funcionando as mesmas como um ponto de equilíbrio entre as várias vertentes funcionais que nos dispomos a analisar, sucintamente, VARANDA; AEROPARQUE e a sua hiperfuncionalidade; o PARQUE MARGINAL DO TRANCÃO, como interface entre cidades marginais; a CFET, que alicerça um projeto inovador de redefinição da mobilidade fluvial no estuário e a CRET, ou seja, a interligação dos vários sistemas públicos coletivos da cidade a toda a construção que está inerente no que será demonstrado. Quer sejam elas criadas ou já existentes e adaptadas a todo o plano de conjunto e interligação comunicacional e funcional. A necessidade constante e cada vez mais premente da coordenação entre a arquitetura e o espaço público comum e a sua funcionalidade e complementaridade, obriga a reflexão sobre o tema da cidade, dos seus espaços públicos e comunais. Espaços esses socialmente ativos e mutáveis, onde a população se reúne, abriga, comunica e dialoga completando todos os laços existentes e necessários á funcionalidade da arquitetura como base de apoio á população e á cidade. O conceito de “varanda” surge como um fenómeno de interligação do sistema de espaços diversificados, mostrando uma perceptível relação entre o objecto construído, muitas vezes para uso exclusivamente pessoal. A cidade, a frente ribeirinha (neste caso em particular), a água e o parque urbano que surge como um programa hiperfuncional de relação directa com o estuário e as cidades e todo este conceito simbólico. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | AML | por |
dc.subject | Mobilidade | por |
dc.subject | Espaço público | por |
dc.subject | Varanda | por |
dc.subject | Marginal | por |
dc.title | Espaço público marginal. Varanda hiperfuncional na cidade de Lisboa | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | no | por |
Aparece nas colecções: | BUAL - Dissertações de Mestrado DA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ana Neves part I.pdf | 22,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Ana Neves.IIpdf.pdf | 47,76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
(ananeves 3.pdf | 40,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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