Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/153
Title: | Margens e transições: espaço público e frente ribeirinha |
Authors: | Catalão, André Filipe Fernandes |
Advisor: | Lobo, Inês Vaz, Joao Moreno, Joaquim |
Keywords: | Margens Transições Frente ribeirinha Espaço público |
Issue Date: | 22-Jul-2013 |
Abstract: | Desde sempre, O Tejo, elemento principal deste estudo, manteve desde sempre uma importante relação de proximidade com as suas cidades ribeirinhas e suas povoações. No final do séc. XIX, foram elaborados planos para as obras de melhoramento do Porto de Lisboa, que viriam a alterar essa relação. Os sucessivos aterros, construídos numa lógica de crescimento industrial da cidade de Lisboa, conquistaram terrenos ao rio que alteraram a morfologia do território. Com a crise na actividade portuária e as constantes transformações do porto geram espaços devolutos, expectantes e cheios de potencialidades. É então imperativo analisar estes espaços e a forma como se poderão efectuar as transições da cidade para a frente ribeirinha. Através da sua reestruturação, surge a possibilidade de uma reconversão urbana e reintegração destes espaços na cidade, através do objectivo de terminar com a barreira física, devolvendo o rio à cidade. No seguimento deste pensamento, é proposto a construção de um aeroporto “low cost” na margem Sul e um terminal fluvial na margem Norte, respondendo aos requisitos funcionais, como também à possibilidade de estes potenciarem um desenvolvimento urbano numa estratégia metropolitana que tem como centro o estuário do Tejo. |
Peer Reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/153 |
Appears in Collections: | BUAL - Dissertações de Mestrado DA - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Mestrado_André Catalão.pdf | 95,92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.