Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/150
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMateus, Francisco Aires-
dc.contributor.advisorMoreno, Joaquim-
dc.contributor.advisorMateus, Manuel Aires-
dc.contributor.advisorBacchetta, Anna-
dc.contributor.authorGirão, Mafalda Vilhena-
dc.date.accessioned2013-09-02T12:02:10Z-
dc.date.available2013-09-02T12:02:10Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/150-
dc.description.abstractO que define o limite? Onde está o limite do palco? De forma a responder a este tema, escolhi três perspectivas para sustentar a base da minha pesquisa em que o corpo físico é o protagonista, tanto da perspectiva do arquitecto, do cenógrafo e do coreógrafo. A sua relação com o espaço e o tempo e a relação entre actor e espectador, sendo estes os factores predominantes para determinar o limite. Iluminar o palco, iluminar a cena? Reflexão e estudo sobre a relação entre o “espaço cénico”, actor e espectador na perspectiva do arquitecto e do coreógrafo, onde a luz é utilizada para revelar e limitar o espaço. “I sense Light as the giver of all presences, and materials as spent Light. What Light makes casts a shadow and the shadow belongs to Light.”1 Louis Kahn. Silence and Light (1968,1969) Arquitectura, arte estática que abriga uma arte em movimento: dança, teatro, música... O espaço e tempo são matérias comuns ao arquitecto, ao cenógrafo e ao coreógrafo. A estrutura de um edifício é algo imóvel e concreto sendo que o seu interior, o conteúdo que circula pela estrutura altera-se com o tempo, torna-se flexível. Um edifício não é definido para corresponder a uma função. Não é o uso que define a forma mas sim a peça de arquitectura que gera o uso. Cada coreógrafo utiliza e define o espaço como pretende. A dança e a música, tal como a arquitectura, possuem uma estrutura. Esta é invisível aos espectadores mas constantemente presente num coreógrafo, num compositor, num artista, num bailarino e num músico. Cada um com uma linguagem distinta. A música é lida através de um pentagrama, a sua estrutura é composta por cinco linhas horizontais e o espaço entre essas mesmas linhas. É nessa formação onde se escreve as notas. Representadas por sinais, revelam e transmitem a ideia do compositor. Cada símbolo tem um significado. Através desses símbolos os músicos conseguem determinar os sons, os ritmos, as durações, os silêncios, a harmonia e a forma da música. A estrutura que o coreógrafo aplica, trabalha e transmite para os seus dançarinos é o tempo, os passos. Cria um ritmo que os guia e os orienta. “You in music, as we in architecture, are interested in structure. To me the structure is the maker of Light.”2 Louis Kahn. Space and the Inspirations (1967)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTempopor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectMúsicapor
dc.titleEspaço, tempo & luz: Arquitectura, arte estática que abriga uma arte em movimento, dança, teatro, música...O que define o limite? Onde está o limite do palco?por
dc.typemasterThesispor
Aparece nas colecções:BUAL - Dissertações de Mestrado
DA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A3. espaço, tempo & luz.pdf51,4 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir
mafalda girão.espaço,tempo & luz.pdf274,53 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.