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http://hdl.handle.net/11144/136
Title: | Análise da evolução da procura do ensino superior público e privado, em especial na região de Lisboa |
Authors: | Donário, Arlindo Alegre Santos, Ricardo Borges dos |
Keywords: | Ensino Superior Estudo de caso |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | EDIUAL - Editora da Universidade Autónoma de Lisboa |
Citation: | DONÁRIO, Arlindo ; SANTOS, Ricardo Borges dos - Análise da evolução da procura do ensino superior publico e privado, em especial na região de Lisboa. Lisboa : EDIUAL, 2009. 154 p. ISBN 978-989-8191-08-3 |
Abstract: | O início do ensino superior privado e cooperativo1 verificou-se em 1978 com a Universidade Livre, com exclusão da Universidade Católica que funcionava ao abrigo da Concordata entre Portugal e a Santa Sé, a qual foi financiada pelo Estado durante várias dezenas de anos. O ensino superior privado veio assim, quebrar o monopólio do ensino superior que era apenas ministrado pelo sector público e pela Universidade Católica. Portugal era (e de algum modo continua sendo) um dos países da Europa ocidental onde o número de indivíduos por habitante com graus do ensino superior era dos mais baixos, o que implicava uma formação deficiente ao nível do capital humano, com consequências negativas para o desenvolvimento económico-social do País, através de baixos níveis de produtividade. Com efeito, é sabido - com evidências de estudos científicos realizados em muitos países, sobretudo nos EUA e na Europa - que uma das condições necessárias para o desenvolvimento económico-social de qualquer sociedade é o nível do capital humano. O grande aumento da procura do ensino superior depois de Abril de 1974, devido às alterações estruturais económico-sociais verificadas, levou a um desajustamento da oferta do ensino superior existente, pelo que o aparecimento do ensino superior privado veio colmatar o gapexistente, o que foi reconhecido pelo Estado ao criar legislação que permitiu o aparecimento da oferta privada no ensino superior. O ensino superior privado insere-se no sistema do ensino superior global, visando os mesmos objectivos do ensino superior ministrado pelo sector estatal, em que o interesse público é a principal finalidade, pelo que os princípios gerais que norteiam a oferta de ensino superior público se aplicam ao ensino superior privado, nomeadamente, o reconhecimento pelo Estado das instituições privadas como de interesse público e o reconhecimento dos graus académicos que por essas entidades são atribuídos, em paridade com os graus atribuídos pelas instituições públicas |
Peer Reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/136 |
ISBN: | 978-989-8191-08-3 |
Appears in Collections: | BUAL - Livros e Capítulos de Livros DCEE - Livros e Capítulos de Livros EDIUAL - Livros e Capítulos de Livros |
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