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http://hdl.handle.net/11144/1355
Título: | Ensino superior britânico: tradição e (r)evolução |
Autor: | Amorim, Fernando |
Data: | 2006 |
Editora: | OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa |
Resumo: | As raízes do surgimento dos processos de avaliação no interior do mundo universitário, tradicional reduto da liberdade de pensamento e de organização, sempre bem protegido de ingerências externas, extravasam os limites das fronteiras nacionais dos Estados e devem ser buscadas na generalizada explosão e massificação do ensino superior – Martin Trow (1974), do Centro de Estudos do Ensino Superior da Universidade da Califórnia-Berkeley, propôs como característica definidora desse fenómeno a taxa de 15% da população entre 18 e 24 anos matriculada no ensino superior – e numa reconfiguração de relações no triângulo de poderes formado pela universidade, o Estado e a sociedade em geral (Burton Clark, 1983), que conduziu à inclusão na agenda dos debates sobre o ensino superior de temas correlacionados, como os da expansão, diversificação, descentralização, autonomia, financiamento, mercado e competição internacional, de que o “Processo de Bolonha” é uma das últimas declinações. |
Revisão por Pares: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/1355 |
ISBN: | 989-619-020-8 |
Versão do editor: | http://janusonline.pt/2006/2006_2_1_2.html |
Aparece nas colecções: | OBSERVARE - JANUS 2006 - A nova diplomacia |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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