Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/1354
Title: Padrões referenciais da Universidade no Reino Unido
Authors: Amorim, Fernando
Issue Date: 2006
Publisher: OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
Abstract: A existência de um sistema de ensino superior estruturado e coerente, e já não um mero conjunto de instituições autónomas com frágeis vínculos entre si, bem como a duplicação do número de alunos no ensino superior, de cerca um para dois milhões nos últimos quinze anos, tornou estratégica a questão dos padrões referenciais de qualidade (standards) que balizam um ensino superior homogéneo e de ponta, por forma a assegurar o melhor desempenho dos alunos, dos cursos e das instituições, e que passaram pela criação de um sistema ou “Estrutura Nacional das Titulações Académicas” (National Qualification Framework); a definição de “Padrões de Referência de Qualidade de Área” (Subject Benchmarking Standards) ao nível de disciplina ou curso; e pelas “Especificações do Programa” (Programme Specifications) ao nível das instituições ou programas, instrumentos cruciais para a agência britânica de avaliação do ensino superior (Quality Assurance Agency - QAA) poder levar a cabo a “Avaliação Institucional” (Institutional Review) e a “Avaliação dos Cursos” (Subject Review).
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/1354
ISBN: 989-619-020-8
Publisher Version: http://janusonline.pt/2006/2006_2_1_3.html
Appears in Collections:OBSERVARE - JANUS 2006 - A nova diplomacia

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