Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/1353
Title: Bolonha e a derrota de Napoleão
Authors: Amorim, Fernando
Issue Date: 2006
Publisher: OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
Abstract: O sistema de ensino superior francês, conhecido como “modelo napoleónico”, foi concebido numa época marcada pela construção de um Estado fortemente centralizado e burocratizado que, a par da disseminação das ideias revolucionárias liberais, a partir do século XIX, ajudou a criar uma imagem de sofisticação cultural e intelectual que atravessou várias gerações e que perdura, apesar de tudo, numa certa elite europeia. Esta característica mantém-se, detendo o Estado a responsabilidade e a tutela sobre o ensino superior, nomeadamente no que respeita, não apenas ao ensino, como também à garantia da qualidade da formação e dos diplomas. Sob a tutela do Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação (MENESR) encontra-se cerca de 80% da formação pós-secundária e superior francesa. (universidades, escolas superiores e classes pós-bacharelato dos liceus)
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/1353
ISBN: 989-619-020-8
Publisher version: http://janusonline.pt/2006/2006_2_1_4.html
Appears in Collections:OBSERVARE - JANUS 2006 - A nova diplomacia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo_janus2006_2_1_4.doc263 kBMicrosoft WordView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.