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Título: Gestão da qualidade na unidade de cuidados intensivos do Hospital Provincial do Bié e do Huambo, Angola.
Autor: Candimba, Rubem Elavoco Nalumbo
Orientador: Santos, Denise Capela dos
Palavras-chave: Gestão
Qualidade
Saúde
UCI
Indicadores
Data: 29-Abr-2015
Resumo: A gestão da qualidade é fundamentada em unidades de cuidados intensivos (UCIs) por utilização de indicadores de qualidade como ferramentas para auxiliar e melhorar a qualidade, onde estratégias como reestruturação da organização dos serviços nacionais de saúde, adoção do total quality management como forma de aumentar a qualidade dos serviços de saúde, bem como sua eficiência. Um pouco pelo mundo inteiro, a avaliação, quer seja interna ou externa no que concerne à cuidados de saúde, tem sido utilizada com o intuito de regulamentar e melhorar e promover uma prestação de cuidados de saúde efetiva, tanto para UCIs como em Hospitais como um todo. Com este trabalho pretende-se avaliar a qualidade total do serviço da UCI e tentar perceber de que forma a gestão da qualidade na unidade de cuidados intensivos é relevante para a satisfação efetiva dos utentes do serviço, contribuindo de forma positiva para a saúde da população. Pretende-se ainda identificar as opiniões dos enfermeiros, médicos, administrativos e utentes, relativamente à Gestão da Qualidade Total no contexto da unidade de cuidados intensivos, bem como propor uma modelo de gestão. Para resposta aos objetivos, foi realizado um estudo empírico. Analisou-se uma amostra de 56 profissionais de saúde no ativo, dos quais 29 são participantes da UCI do Hospital Provincial do Bié e 27 pertencentes à UCI do Hospital Provincial do Huambo. Analisaram-se também 14 respostas de doentes sobre a satisfação do serviço prestado, sendo que 3 eram de doentes do hospital do Bié e 11 de doentes do hospital do Huambo. De um modo global, este estudo enquadrou-se nos objetivos iniciais a que foi proposto; com tudo, resume-se que o primeiro objetivo geral foi alcançado, a medida em que nos foi possível avaliar e nos aperceber por meio de observação e de inquérito aplicado, bem como dos resultados alcançados por intermedio dos testes utilizados, o tipo de gestão exercida na unidade de cuidados intensivos. E porque também, os resultados obtidos refletem a realidade e reforçam aquilo que de facto foi observado; de um lado, e por outro lado nos apercebemos do grau da satisfação dos profissionais. Relativamente ao segundo objetivo geral, também foi alcançado embora não a 100% em função de alguns resultados obtidos durante algumas correlações feitas, principalmente relacionado a satisfação do serviço prestado. Os utilizadores relatam haver fraca satisfação do serviço empregue. Foi possível identificar e quantificar também as opiniões dos enfermeiros, médicos, administradores e utilizadores do serviço graças aos instrumentos de colheita de dados, bem como da sua análise em termos de estatística. As nossas hipóteses foram confirmadas, muito embora houvesse uma ou outras que apesar de confirmadas demostraram fraquezas em suas correlações. Identificamos ainda os efeitos sinérgicos das decisões estratégicas e as práticas da gestão operacional no desempenho relacionado a qualidade no melhoramento do atendimento na unidade de cuidados intensivos, e, constatou-se haver de facto fraca capacidade de implementação de normas da qualidade na unidade, bem como falta de incentivos «motivação». Apesar deste fato, é necessário reduzir as barreiras, tais como as relacionadas a fatores comportamentais, atitudes e conhecimento. Acreditamos que a implementação do modelo conceptual de gestão da qualidade na unidade de cuidados intensivos proposto neste estudo, reveste-se da maior importância, uma vez que contribuirá não só para a melhoria da qualidade e do desempenho do serviço prestado a nível da UCI, como também devido à sua utilidade em prever e controlar melhor os processos, bem como para o melhoramento de políticas de gestão e logo, para estratégia do hospital no geral.
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/1181
Grau: Mestrado em Gestão de Empresas. Especialidade em Planeamento e Estratégia Empresarial
Aparece nas colecções:BUAL - Dissertações de Mestrado
DCEE - Dissertações de Mestrado

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