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dc.contributor.advisorMatias, Armindo Saraiva-
dc.contributor.authorAmaral, José Pinto de-
dc.date.accessioned2015-06-08T10:27:00Z-
dc.date.available2015-06-08T10:27:00Z-
dc.date.issued2015-04-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/1171-
dc.description.abstractO conceito de Marca traduz processos de institucionalização do sentido, afetivo e cognitivo, que articulam diversos tipos de experiências e que as revelam como categoria matriz, nos mercados. A sistematização das dimensões envolvidas, para efeitos de uma caracterização alargada, sugere-nos que a conjugação dos saberes a mobilizar, provenientes de vários campos disciplinares, se processe a partir dos pressupostos e mecanismos ligados ao seu uso corrente. Assim e após uma abordagem estruturante do que tal uso corrente pode aqui envolver, revemos a partir daí tendências importantes da literatura aplicável, cujas raízes têm por vezes mais de um século e que contribuíram, de diversas formas, para o que, hoje em dia entendemos por marca. Enveredamos então pela articulação subsequente de dois trabalhos empíricos que em nosso entender permitem corroborar, nitidamente, as perspetivas indicadas: (i) um primeiro de enquadramento geral, lógico e/ou de linguagem, que nos autoriza a estabelecer relações entre marcas e estrutura axiológica dos sujeitos, tais como as disciplinas do posicionamento das marcas e a gestão do seu valor. Isto inclui a necessidade de conformidade da marca com todos os aspetos das operações de uma organização, estendendo-se pelos produtos e serviços, práticas de recursos humanos e comportamento empresarial, ambientes e comunicação; (ii) depois um outro mais vasto, que aborda a definição das marcas, o potencial das marcas, bem como sua importância económica e social, os efeitos e as oportunidades da globalização através do veículo publicitário; e por fim analisaremos a importância de tomar as medidas necessárias para assegurar que uma marca esteja legalmente protegida, através das diretrizes e recomendações comunitárias sobre os regimes juridicamente tuteladas da marca e pressupostos de proteção da marca no regime do CPI.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectMarca de prestígiopor
dc.subjectValor de marcapor
dc.subjectMarca registadapor
dc.subjectSinais distintivospor
dc.subjectCapital de marcapor
dc.subjectQuota da mentepor
dc.titleO conceito do valor de marca e sua tutela jurídicapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewednopor
thesis.degree.nameMestrado em Direito. Especialidade em Ciências Jurídicas-
dc.identifier.tid201245108-
Aparece nas colecções:BUAL - Dissertações de Mestrado
DDIR - Dissertações de Mestrado

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